Conheça o SIGA-CEIVAP

O projeto SIGA-CEIVAP - Sistema Integrado de Gestão das Águas , tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre as Bacias e possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.


Esta página apresenta o resultado de alguns dos módulos desenvolvidos no projeto, descritos a seguir:


Na "Sala de Situação" é possível acompanhar a vazão e nível dos reservatórios e dos pontos de monitoramento das Bacias Hidrográficas. Estas informações são atualizadas diariamente, de modo automático, na medida em que os dados são publicados pela ANA - Agência Nacional de Águas. Estão disponíveis nesta área, também, os relatórios diários e semanais dos reservatórios, um link para acessar outros dados de telemetria na página web da ANA - Agência Nacional de Águas, informações de previsão do tempo para cada município da bacia e outros links importantes.


Na seção "Balanço Hídrico" estão disponibilizadas informações sobre a quantidade e qualidade da água, assim como a identificação dos trechos de rios que compõem as bacias hidrográficas.


Na seção "Observatório" estão disponibilizados informações e indicadores sobre os municípios e sobre toda a bacia de forma simples e intuitiva. Para verificar a lista de informações disponíveis, o usuário poderá definir os níveis de consulta a partir de um Município, Comitê, Estado ou Bacia.


Ao clicar sobre o botão "SIGA WEB", o usuário será direcionado para um Sistema de Informações Geográficas Web das Bacias Hidrográfica, onde terá acesso a um banco de dados espaciais com grande volume de dados sobre a bacia. Neste sistema, o usuário poderá escolher entre as camadas (layers) disponibilizadas para baixar em formato ESRI shapefile (*.shp) ou Google KML.


Na seção "Publicações",o usuário poderá verificar todas as publicações (módulos/relatórios) referentes aos resultados dos projetos realizados nas Bacias Hidrográficas.


Por fim, na seção "Projetos", estão disponibilizados de forma transparente alguns relatórios de acompanhamento do Plano de Aplicação Plurianual – PAP, dos projetos executados por Comitê e fichas detalhadas com todas informações de cada projeto realizado.